sábado, 3 de outubro de 2009

Egoísmo: é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com quem se relaciona.

Irrita-me o egoísmo, a falta de atenção à vida do próximo, a ausência de dois ouvidos atentos, de espaço... as pessoas são egoístas, parece que não têm sensibilidade suficiente para entender o que o outro precisa. Ou se têm não o demonstram e se assim é, ainda pior. Quando lhes convém, quando dá jeito, quando querem afogar as mágoas ou partilhar uma grande conquista vem a história do "preciso de ti". Mas... e depois? Aperceber-me disso, diariamente, desilude-me... chega a fazer-me aflição... e para mim não serve. Não. Obrigada.
Um pouco mais de altruísmo... eu sou a favor, afinal combina com a única noção que eu conheço de amizade.

Altruísmo: percebida muitas vezes como sinónimo de generosidade, a palavra altruísmo foi criada em 1830 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das predisposições humanas (individuais e colectivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se uns aos outros.

1 comentário:

  1. Catarina, há muito que sigo o seu blog, e quantas e quantas vezes adormeço com o som das suas palavras a fazerem-me coceguinhas nos ouvidos.. Mais vezes do que pensa, mas não as suficientes que a sua magia natural justifica!

    ( Acho que uma vez seu fã, terei a autorizção não formal da sua parte para a tratar na segunda pessoa do singular, que me diz? :) )

    Muito bem, acho que a tua qualidade ortográfica ronda o magnifico, ainda para mais aliada ao saber que demonstras deter, por debaixo do teu esbelto cabelo castanho.


    Se D.Sebastião não tivesse outras opções sexuais, eu diria que no dia de nevoeiro em que voltar, seria para te procurar.


    Não te vou incomodar mais de momento, até porque podes não gostar da ideia de te estar a escrever, mas foi mais forte do que eu, e apesar de saber que aqui me exponho à tua rejeição, havia coisas que tinham que ser ditas.

    ( Não sei o que te vai na cabeça neste momento, mas também não te interrogo. Tens a tua privacidade mental que eu faço questão em preservar, diva das palavras. )

    P.S: Se tiveres oportunidade, gostava que abrisses o livro do Luis Fernando Verissimo ''Clube dos Anjos'' na página 106, capitulo oito, e gostava que te centralizasses na antepenúltima frase do capitulo, acho que dará que reflectir :)

    Até breve, o teu secreto *

    ResponderEliminar